O Farol de Alexandria

É o farol que procura iluminar novos caminhos para o conhecimento, guiando os marinheiros pelo o mundo apaixonante da Arqueologia, não se esgotando neste único tema, pois cada vez mais a Arqueologia é uma ciência interdisciplinar que procura conhecer todos os aspectos de uma sociedade e do Homem...

sexta-feira, agosto 19, 2005

Livros

Para mim os livros muitas vezes são mágicos, ajudam-nos a libertar a mente, a viver uma história imaginária, a fantasiar, a sonhar, e sobretudo a pensar. Ler faz bem, torná-nos mais criativos, faz-nos pensar e desenvolver a inteligência, quanto mais lemos mais conhecemos. Os livros transmitem ideologias, dão conselhos, obrigam frequentemente a tomar partidos. Por tudo o que foi dito os livros também foram e são alvos de censura. Ao longo da história sempre que alguém escrevia o que contrariava a ideologia dos poderosos, tinha quase sempre um fim terrível. Desde Copérnico, passando por Galileu esses grandes cientistas que viram as suas obras serem consideradas proibidas no famoso Index até Dan Brown e o Código da Vinci em pleno século XXI, que suscitou severas críticas da igreja católica. Ainda em pleno século XXI, não se pode escrever o que se pensa, sem que sem levantem alguns e digam que esses livros tem ideias perigosas e subversivas, que confundem a mente...por que não queima-los na fogueira? Já o fizeram, na Idade Média, no Renascimento, durante o Nazismo, e "no sítio onde queimam livros, acabam por queimar homens". Querem impedir as pessoas de pensar, tentam roubar a última grande liberdade.

3 Picaretadas

At 19/8/05 23:46, Blogger Alexandre Rodrigues said...

São assim os humanos. Contraditórios, crueis, sensíveis e amáveis. Mas o que o condena é a sede de poder, do domínio, é o estigma do "Super-homem" definido suberbamente por Friedrich Nietzsche.

 
At 23/8/05 23:13, Blogger Quetzal said...

Obrigado pela vossa visita. Baphometh é verdade este espaço ainda é recente, está a dar os primeiros passos, agradeço o apoio :)

 
At 7/3/07 16:08, Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... » »

 

Enviar um comentário

<< Home